top of page

Os princípios básicos do treinamento desportivo

Fisiologia do exercício

9º Ediçã, McArdle, Katch e Katch




Para qualquer treinador elabora uma periodização ou um simples micro ciclo de treino usamos os 4 princípios do treinamento.


  • Sobrecarga: O período de recuperação a um estímulo ou sobrecarga no treinamento é diretamente proporcional a intensidade e magnitude da sobrecarga, sendo assim quanto maior for à sobrecarga aplicada maior deverá ser o intervalo para recuperação desse organismo. O Organismo recuperado torna-se mais forte para poder resistir a novas sobrecargas de mesma magnitude ou um pouco maior. Sendo assim, a sobrecarga deve ser aumentada periodicamente durante o treinamento visando gerar adaptações no indivíduo treinado.


  • Especificidade: Esse princípio talvez seja o mais importante, ele nos mostra que para que o treinamento gere os resultados esperados, devemos ser o mais especifico possível. Refere-se a adaptações nas funções metabólicas e fisiológicas que dependem da intensidade, duração, frequência e modalidade de sobre carga imposta. Uma sobrecarga especifica de curta duração (Ex., treinamento de força e potencia) induz adaptações especificas de força e potencia; o treinamento de endurece especifico induz adaptações especificas do sistema aeróbico. O treinamento especifico aeróbico não representa uma singularidade da evolução aeróbica como por exemplo um bom corredor pode não ser um bom ciclista ou até mesmo um bom correr de 1.500 metros pode não ser um bom correr de 10.000 metros. Sendo fica claro que a especificidade diz respeito a o exato tipo de modalidade ex., corredor de 10.000 metros esse correr é de pista, rua ou montanha. Só assim poderá receber a real dose de treino.


  • Individualidade: Todo indivíduo é único, os organismos são bem diferentes entre si. O indivíduo é a soma das características genotípicas, que é a sua carga genética (aspectos como biotipo e características de fibras musculares), com as características fenotípicas, que tudo aquilo que é vivenciado pelo indivíduo após o seu nascimento, ou seja, a influência do meio externo (habilidades esportivas, por exemplo). Não podemos deixar de lado seu historio de vida onde nasceu como cresceu todos esses fatores determinam sua individualidade .


  • Reversibilidade ou Continuidade: Preconiza que as adaptações geradas com o treinamento só serão mantidas pelo organismo se houver a continuidade do treinamento, caso esse treinamento seja interrompido, as adaptações conseguidas tenderão a regredir ao estado anterior ao do início dos treinos. 1 a 2 semanas já ocorre redução metabólica e do exercício. Os pesquisadores confinaram 5 indivíduos ao leito por 20 dias consecutivos. Houve uma redução de 25% do seu vo2Máx.


Com esse conhecimento prévio podemos abordar agora como se deve utiliza-lo para programas de treinamento, lembrando que independentemente da fase do ser humano é necessário estar atento as considerações anteriores, afim de evitar lesões com o uso indevido de treinamento físico, lembre-se! o exercício físico deve ser algo saudável com o intuito de trazer benefícios para sua atual e futura.


Estamos prestes a iniciar o programa EMAGREÇA.


Um programa extremante completo com Nutricionista, Preparação física e Meditação com

um custo super acessível clique no link abaixo e saiba mais.


Caso queira saber mais nosso programa de treinamento ONLINE seja você um iniciante ou um atleta avançado de CORRIDA DE RUA ou TRIATLO.

Use o link

 
 
 

Comentarios


CNPJ: 18,095,394/0001-74
São Paulo - Brasil 

bottom of page