História do Ironman
- Nailson Morais
- 21 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
Esta modalidade extremamente exigente foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa para por fim a uma discussão surgida, durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida no Havaí, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente: "The Waikiki Rothwater Swim" que compreendia aproximadamente 3,8km de natação, a "The Around-Oahu Bike Race" que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180km de bicicleta e a Maratona de Honolulu[1]. Collins então disse: "Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro".[1]

Após algum tempo de treino, no dia 18 de fevereiro de 1978, em pleno verão havaiano, Collins e mais 14 pessoas realizaram a primeira prova Ironman.
Até a metade da maratona John Collins liderava a prova, mas foi ultrapassado por Gordon Haller, que manteve a liderança e venceu a inédita modalidade, tornando-se o 1º Ironman.
Este primeiro "homem de ferro" nadou os 3,8 km em 1h20min pedalou os 180 km em 6h56min e finalizou com uma maratona em 3h30min, totalizando o tempo de 11h46min40seg. Dos 15 participantes que iniciaram a prova, somente 12 completaram.
Saber mais.

Comments