BRASIL É O 5º MAIS SEDENTÁRIO DO MUNDO
- Rhytmus Asesssoria
- 23 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Nosso país é o 5º mais sedentário do mundo e lidera o ranking na América Latina, Organização Mundial da Saúde Fiesp debate estratégias para colocar em prática plano de ação global para atividades físicas, da OMS.
No Brasil, 47% da população é sedentária, de acordo com a OMS. O Plano de Ação Global para Atividades Físicas tem como objetivo reduzir a inatividade física em 15% até 2030 com a ajuda de todos: população, empresas e Poder Público.
De acordo com Mônica Marques, conversar sobre este tema na Fiesp é importante porque o setor privado deve ser ativado para fazer a sua parte. “ É primordial que os empresários se engajem na questão e pensem nas ações que podem colocar em prática para que os seus colaboradores tenham mais oportunidade de acesso à atividade física. É uma força importante para tornar o país um lugar mais ativo, com menos sedentarismo”, reforça.
No caso dos adolescentes a coisa é ainda mais seria.
Quatro em cada cinco adolescentes no mundo são sedentários, especialmente as meninas, diz um estudo da OMS, que recomenda uma hora diária de atividade física para melhorar a saúde e evitar doenças.
Para estimar o número de pessoas de 11 a 17 anos que não cumprem esta recomendação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) analisou - pela primeira vez - dados reunidos em 146 países entre 2001 e 2016 entre 1,6 milhão de estudantes.
Em escala mundial, 81% dos adolescentes escolarizados - 85% das meninas e 78% dos meninos - não cumpriram a recomendação da OMS em 2016, contra 82,5% em 2001.
Ele também destacou a insegurança crescente que, por exemplo, dificulta aos adolescentes irem à escola a pé ou de bicicleta. Por outro lado, os jovens são cada vez mais estimulados a estudar, segundo a principal autora da pesquisa, Regina Guthold, que incentiva os professores a favorecer o deslocamento diário dos alunos "de forma lúdica".
Atividade fundamental Conforme explica o cardiologista e diretor de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lucas Nogueira Taveira Adorno, a atividade física é fundamental na vida de todo cidadão, já que o sedentarismo é uma condição que faz com que várias doenças oportunistas apareçam. Dentre as enfermidades, a principal é a obesidade, que tem como consequências doenças cardiovasculares e diabetes, além de outras. “O sedentarismo faz com que a população sofra, e causam várias doenças que podem levar a prejuízos danosos, além de atingirem jovens, adultos e população mais idosa”, afirma o cardiologista. “Acredito que nós temos que sensibilizar e agregar essas pessoas. Nós temos que sair dessa zona de sedentarismo, que provoca várias doenças”, alerta Adorno. Algumas sugestões valem a pena serem seguidas enquanto prevenção para determinadas doenças que advém do sedentarismo:
1. Diabetes A diabetes é provavelmente um dos grandes prejuízos causados em longo prazo por um cotidiano sedentário. Se você deseja se prevenir dessa doença complicadíssima, comece a se exercitar!
Reflexão da RHYTMUS:
É inegável que não se trata apenas de sedentarismo temos que cuidar da nossa saúde mental pois uma coisa leva a outra então foque nas possibilidades veja o que é possível fazer e faça mesmo que pouquinho não tenha pressa e vá vivendo um dia de cada vez.
Só é possível fazer uma caminhada de 15 min. ótimo, faça o POSSIVEL que no final será sucesso.
Referencias

atualizado em 23/08/23
Kommentare